Translate

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Relato: Conquista de ouro - Corridas de Montanha - Atibaia

O desafio da vez foi a etapa Atibaia da Copa Paulista de Corridas de Montanha, em 25/08/13, com largada no Campo de Pouso Livre (+/- 760m) e chegada no cume da Pedra Grande (1350m).


Essa era uma prova que eu queria correr desde que soube da sua existência. As fotos e vídeos das edições anteriores mostravam que o percurso era duro, porém extremamente belo.

No sábado fomos treinar na USP e, conversando com o pessoal da JVM, a opinião era unânime: "Essa prova é linda, mas ela dói!"

Considerando que essa opinião vinha de corredores experientes, bateu certa apreensão... mas é aquele papo: se está no inferno, abrace o capeta! rs 
Então aceitamos que a prova seria realmente dura, deixamos as expectativas de bons resultados de lado e focamos apenas em correr bem e sem incidentes (lesões e afins), apreciando o cenário.

Se o objetivo dessa prova fosse apenas performance, não teria entornado seguidas taças de vinho na noite anterior à prova, comemorando meu aniversário na casa dos meus pais! rsrs

No domingo acordamos cedo e, com o céu ainda escuro, pé na estrada. 

A gente acabou se perdendo um pouco ao entrar em Atibaia e chegamos "atrasados". Perdemos - por 2 minutos - o caminhão de guarda-volumes, que levaria à área de chegada nossas mochilas com jaquetas corta-vento, comida e etc. etc. etc... Ficar de mimimi não levaria à nada, então reorganizamos nossas pochetes e bolsos das bermudas da forma que foi possível, para não faltar o essencial para o pós-prova (e o essencial, nesse caso, envolvia algunas cositas más, como veremos a seguir). 

Encontramos alguns conhecidos de provas anteriores e trocamos nossas impressões e expectativas para o evento. 

Às 8h soou a buzina e foi dada a largada. 
Considerando os conselhos que me foram dados, e levando em conta ainda que os primeiros 3km eram relativamente planos, pensei em começar num ritmo um pouco mais acelerado, pois quando a piramba e o single track surgissem, não ia ter muito mais o que fazer. 
Assim, "mirei" nos corredores que eu já sabia que corriam mais forte que o meu normal, e tentei acompanhá-los. Com isso, acabei fazendo os dois primeiros kms mais rápidos da minha curta carreira de corredor.

Da marca do 3ºkm em diante foram subidas e mais subidas, primeiro por estrada de terra (onde andei o mínimo possível) e depois por single tracks dignas de escalada no Parque Nacional do Itatiaia, ou seja, o máximo que dava pra fazer era andar sem parar para recuperar o fôlego!



As panturrilhas queimavam um pouco, os glúteos chiavam, a lombar atazanava, mas eu seguia firme e forte (lento, mas forte! rs).

Apesar do pouco tempo que tive pra me preparar, estava me sentindo muito bem - física e psicologicamente - e um objetivo maior me impulsionava a seguir me esforçando quando o sensato era parar por uns 5s para pegar um ar.

De repente saí da mata e dei de cara com as pedras. Abaixo delas, Atibaia e região. Que visual! 






Naquele momento, percebi que ainda tinha um pouco de fôlego, deixei de apreciar a paisagem e voltei a trotar - faltava menos de 1km para cruzar a linha de chegada.










O problema é que esse 'menos de 1km' seria em "escalaminhada" na rocha! Nossa Senhora da Panturrilha Fritando!

Foto da edição anterior, pra vocês terem noção de quão grande é a Pedra Grande!


Força, Cris!! Falta pouco!


Nessa escalada ainda ultrapassei duas ou três pessoas... 
Faltando menos de 100m para a chegada, surgiu um trecho "trotável"... olhei em volta, julguei que não tinha ninguém da minha categoria ali perto e deixei o cansaço e a preguiça falarem mais alto por alguns poucos metros. Nesse momento fui ultrapassado por uma das pessoas que eu tinha acabado de ultrapassar. 
Vinte e um segundos depois, cruzei a linha de chegada (ainda tive de cruzar duas vezes pois, na primeira vez, o chip não foi lido). 
Qual não foi a surpresa quando, na cerimônia de premiação, descobri que aquela pessoa que me passou na reta final era da minha categoria, e ficou em terceiro lugar!!! Aquele troféu poderia ter sido meu... mas paciência, o foco não era esse.

(Cá pra nós, sinceramente, essa foi a prova em que me senti melhor até hoje. Considerando meu condicionamento e preparo, não acho que poderia ter melhorado meu rendimento ou mudado a estratégia em momento algum - a única "falha" foi na reta final, mas ainda assim fiquei muito feliz com meu desempenho. E agora é certeza: tenho predileção pelas provas uphill, como em Santo Antônio do Pinhal e Atibaia).

Descansando e esperando a Cris

Era ali que a adrenalina ia começar a fluir de verdade! Enquanto aguardava a Cris concluir a prova, conversava com os conhecidos que iam chegando e tentava ignorar as 'borboletas no meu estômago'.



A Cris surgiu no horizonte, cansada mas sorridente, e meu nervosismo aumentou.




Antes mesmo de ela parar para alongar, beber água, pegar a medalha, tirei do bolso da bermuda de compressão a nada discreta caixinha de alianças e fiz a ela a pergunta que não queria calar!

Momento "flagrados pelo paparazzo"
Fácil correr com uma caixa de alianças 'escondida' no bolso da bermuda de compressão, viu! 


Conquistei ali o perseguido ouro.




Pra finalizar o feliz final de semana, voltamos para São Paulo em tempo de encontrar a equipe Canas que Voam num churrasco de integração da nova turma que vai encarar a Bertioga-Maresias em outubro!

______________________


P.S.: o retorno com ônibus da organização do evento, do cume da Pedra Grande ao ponto de largada, levou mais tempo do que eu gastei para correr até lá em cima! Viagem sofrida e interminável! Tasqueopariu!!! Sorte que meu estado de espírito é sempre no estilo Quanto pior, melhor! rsrs

3 comentários:

Magaly disse...

Então estou aqui novamente acompanhando seu relato, e para não ser diferente, fico feliz por você, nessas novas empreitadas. Mais feliz fiquei com a inusitada, porém não poderia ter sido melhor, Wow... adorei o pedido de noivado, no topo, com essa vista maravilhosa, tipo "Love is in the air " literalmente hehe, amei filho.
Parabéns para vocês, torcendo sempre por tudo e sejam felizes <3 mommy****

Brunno disse...

Gabriel,

Ando fazendo umas leituras "atrasadas" dos seus posts aqui no blog. Seus relatos são muito bacanas, bem detalhados e ricos.

Gostei desse particularmente, não só pela prova uphill, mas pela maneira diferente e criativa de propor o noivado à sua companheira Cris.

Parabéns aos dois. E muitas trilhas juntos.

Abraços.
Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

Gabriel C. disse...

Obrigado pela mensagem, Brunno! Tento escrever os textos como se fosse um diário... gosto de reler os relatos e sentir novamente um pouco das emoções vividas durante as provas. Nem preciso dizer que esse texto em particular é um dos que mais me emociona, né? hehehe
Obrigado novamente, abraço!