Translate

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Entorse de Tornozelo - Grau III

Finalmente criei coragem pra escrever sobre esse assunto. Depois que (quase) tudo passa e você aprende um milhão de coisas é que consegue falar racionalmente sobre isso.

No dia 22 de março, corri a etapa Curtlo de Paranapiacaba (veja o vídeo aqui) e garanti o 3º lugar na faixa etária. 


Na semana seguinte, me inscrevi às pressas pra Igarata23k, que aconteceu no dia 30 de março, mais como um desafio pessoal do que por resultado.

Em abril, a prova alvo do 1º semestre, no Ushuaia, aconteceu no dia 06, e finalizei-a com dores nos iliotibiais e os posteriores quase travando em cãibra.

Voltando do Ushuaia, retornei aos treinos normais na JVM depois de 3 provas em finais de semana seguidos.

No entanto, no dia 17 de abril, no início do treino, ainda no aquecimento/educativos na grama, meu pé esquerdo virou pra dentro, ouvi um TEC e, de dor, fui de joelhos ao chão. Não conseguia me mexer, e tinha a impressão de que qualquer movimento que fizesse, pioraria a dor. Fiquei naquela posição ingrata, com o pé esquerdo erguido pra trás, gritando de dor, até que os colegas perceberam que aquilo não era uma brincadeira e que a coisa foi séria e vieram me ajudar.

Chorei, gritei, não queria deixar ninguém encostar no meu pé, mas não conseguia fazer nada, no máximo virei de barriga pra cima e nem deitar no colchonete - que o Foca and Friends gentilmente cedeu - eu conseguia. Fiquei com as costas pinicando na grama mesmo.

Todos os amigos queriam me ajudar de alguma forma. O Virginio tirou meu tênis e meia e pegou a bike de um amigo pra chamar a ambulância, enquanto isso jogaram água gelada no meu tornozelo, uma amiga ajoelhada atrás de mim apoiava minha cabeça nas suas pernas, o Jacson mantinha conversa comigo pra tentar me acalmar, outra amiga ligava no hospital pra saber se atendia meu convênio, uma outra foi até a Run and Fun e conseguiu gelo. O Rogério do AdrianoBastos ajudou a me carregar do chão pro banco e me senti muito bem amparada. Em certos momentos a galera simplesmente se une.

A ambulância do HU me atendeu, imobilizou minha perna da coxa até o pé e, para que eu pudesse ser levada para um hospital que atendesse meu convênio, tive que preencher e assinar a recusa de atendimento para o HU, pois, segundo a socorrista, a espera naquele hospital era de 6 horas naquele momento.

O Jacson me levou até o hospital mais próximo que atendesse o meu convênio e a Juliana esteve junto comigo o tempo todo.


No carro do Jacson
Na sala de espera do PS
Enquanto isso o Virginio ligava para o Gabriel em casa (que não estava treinando por conta das dores pós Ushuaia) e avisou que eu tinha torcido o tornozelo e que já estavam me levando pro hospital.
Adivinha se na cabeça dele não passou “deve ter sido mais grave, se ela foi atropelada, claro que só vão dizer que ela torceu o tornozelo...”

Depois de o raio x mostrar que tava tudo inteirinho, restou imobilizar e voltar pra casa. O Gabriel já estava na sala de espera do hospital me aguardando. Véspera de feriado prolongado de Páscoa e eu de molho. :/

Juliana na saída do PS comigo.
É, isso no pé não foi legal...
Ainda teve mais uns vai-e-vem pro trabalho, atestado médico do meu ortopedista, laudo de ressonância magnética e então a empresa decidiu que o mais prudente seria eu me afastar do trabalho pelo INSS. 


Tentativa de trabalhar
E como consequência, o inchaço
A lesão foi caracterizada como entorse de tornozelo de eversão e o laudo da RM mostrou uma rotura completa do ligamento talofibular anterior. Resumindo, entorse de tornozelo grau III.

Fiquei 3 meses em casa. O primeiro mês sem andar. Ia da cama pro sofá-cama na sala e vice-versa. 
Me deslocava o mínimo possível e somente com uso do robofoot. 


Sofá-cama virou habitat natural
Só ia pro banho depois que o Gabriel chegava em casa pra me socorrer de um eventual escorregão. Passei a comer mal pra não ter que ficar em pé cozinhando, tomava pouco líquido pra adiar a ida ao banheiro, assisti tv aos montes. Filmes bons, ruins, pela metade, repetidos, bobos, desenhos e afins.

Lesionei no dia 17/04 e iniciei as sessões de fisioterapia no dia 12/05. Foram 30 sessões de fisioterapia (intensivas, na minha cabeça) às segundas, quartas e sextas feiras. Só perdi duas sessões por causa dos jogos do Brasil e a terceira porque o ortopedista atrasou o atendimento e não deu tempo de chegar na fisio.

As primeiras sessões foram muito chatas. Só analgesia, alongamento com muita dor, passava mais de uma hora praticamente deitada. 


Crioterapia (gelo)
Muito alongamento
Infravermelho
Tens 
Algumas sessões depois, já estava fazendo fortalecimento de tibial e panturrilha, sentada, com faixas elásticas, mas sentia que aquilo tudo ia demorar muito...



No dia 26/maio o ortopedista me liberou do martírio do robofoot e passei a usar uma tala, chamada de aircast, que eu poderia usar com calçado normal. Apelidei-a carinhosamente de ‘esgarça tênis’.


Aircast esgarçando meu Fuji Racer
A partir dessa semana eu finalmente comecei a enxergar uma luz no fim do túnel, pois o tempo de recuperação de uma lesão desse tipo leva por volta de 4 a 6 meses.

Neste momento eu comecei a cogitar passar pra frente algumas inscrições de provas que já tinha pago. A sorte é que foi bem fácil de conseguir isso e a melhor parte é que foi pra amigos, onde pude compartilhar de alguns momentos (Desafio 28 Praias) e da Golden Four que, uma semana antes da prova, parecia ingresso pra jogo da Copa, a procura tava infinitamente maior do que a oferta!

E então, após a liberação do robofoot, voltei ao trabalho, passei a fazer mais fisioterapia motora (vídeo aqui), MUITO exercício de equilíbrio e propriocepção e fui sentindo a melhora gradativa (vídeo do antes e depois). 

Até que chegou o dia de subir na esteira pra correr (leia-se: trotar) pela primeira vez. Estava ansiosa, mas muito apreensiva.
Já estava fazendo caminhadas na esteira, porém, até então, nada de acelerar a velocidade!

Subi na esteira e o Felipe (da Reaction Fit - excelente profissional, diga-se de passagem - Instagram dele) foi acelerando a esteira de uma maneira bem gradativa. Fui andando cada vez mais rápido, mas com medo de soltar o trote. No momento em que soltei o trote e ele pediu pra ficar ao menos 30 segundos no trote, fui sentindo a dor do tornozelo irradiando pro restante do pé e, sim, chorei de dor. Pedi pra parar porque eu não ia aguentar.

O processo foi chato, porém, após mais uns minutos de caminhadinha, mais 30 segundos de trote. Num semi-choro cumpri o programado achando que demoraria uma eternidade para correr novamente...

A partir de então as próximas sessões foram mais tranquilas, com menos insegurança e mais esperança! Passei a realizar os exercícios e trotinhos (vídeo do trote) com menos dificuldade.

A prova alvo do 2º semestre (Bombinhas) estava se aproximando! Passei a trotar por mais tempo, recuperando também, gradativamente, o cardiorrespiratório.


Além de todo o processo andar/caminhar/trotar, eu ainda sentia dificuldades em articular o pé pra baixo e pra cima. Basicamente eu não conseguia subir e descer escadas confortavelmente.


Fui então fazendo exercícios de simulação de escadas incluindo instabilidade (vídeo aqui).


O próximo passo foi o deslocamento lateral e saltinhos (vídeo aqui).


E finalmente eu consegui trotar com pouca dificuldade (vídeo aqui)!


A dor ainda me acompanha (ainda mais pós-Bombinhas), mas faz parte da recuperação e um dia ela vai me largar, garante o fisioterapeuta.



Queria passar aqui um pouco do infortúnio que é uma lesão grave, principalmente pra quem treina regularmente. A endorfina some, surge uma insatisfação, decepção, sentimento de invalidez (principalmente por depender de outra pessoa pra tanta coisa), falta de esperança, quase depressão. O bom humor vai embora e a paciência também.

Depois de a lesão acontecer comigo, entendi a importância de não pular etapas, não acumular distâncias nunca antes testadas com frequência, de respeitar os sinais que o corpo nos mostra.

Entendi também que, SIM, eu consigo terminar uma meia maratona na semana que vem, mas que o meu corpo NÃO está preparado pra isso.

Um outro fator importantíssimo pra quem pratica corrida (ainda mais corridas de montanha em que há irregularidade de terreno) é o fortalecimento muscular. Você garante melhor rendimento e, principalmente, reduz as chances de se lesionar. Hoje eu percebo que se tivesse feito o fortalecimento do tornozelo com exercícios de equilíbrio e propriocepção, nada disso teria acontecido, ou teria, porém, com menor gravidade.


Respeite seu corpo, respeite suas dores, vá ao médico quando sentir qualquer desconforto. Não espere acontecer com você também!! Fica a dica!!

34 comentários:

Unknown disse...

Olá, estou passando por essa mesma situação .. e claro, estou muito triste.
Tenho feito muitas provas, com bons resultados, e na última quinta cai atravessando a rua (ridiculo assim). Diagnóstico: rotura total do LTFA.
Espero aguentar todo esse tratamento e voltar em breve para as trilhas.
Bjs

Gabriel C. disse...

Olá, Aline.
Pois é... acontece nas melhores famílias...rs
Talvez parte da causa tenha sido justamente o excesso de provas em curto espaço de tempo. Com o cansaço acumulado, os reflexos acabam ficando mais lentos e quando a gente vai ver, um simples tropeço consegue gerar uma torção séria.
Mas tenha paciência e disciplina no tratamento que logo logo você estará de volta.
Boa recuperação!
Gabriel

Anônimo disse...

Olá boa noite, por qual motivo o médico não optou por uma cirurgia... Tive desligamento em todo o tornozelo mais minha médica não quer operar, mais minha fisioterapeutica diz pra mim que se eu fizer a cirurgia a recuperação séria mais rápido, VC poderia me ajudar com sua resposta.... Obrigado

Gabriel C. disse...

Olá. Não somos médicos e a lesão ocorreu há quase três anos... mas do que a gente se lembra, um porcentagem mínima dos casos de ruptura dos ligamentos é indicada para cirurgia, já que a anatomia do pé/tornozelo favorece a estabilidade mecânica e o simples fortalecimento da região já garante a recuperação dos movimentos. Acredito que a cirurgia é indicada só para casos em que há sequelas após a ruptura (dor persistente, mobilidade reduzida ou algo do tipo). Mas, repetindo, não somos médicos... isso é o que a gente se lembra. Boa sorte e boa recuperação!

gabriela disse...

Olá, estou super triste, eu sou completamente viciada em atividade física e nunca me machuquei fazendo sports, porém, para minha surpresa, caí em casa e tive uma entorse grau III com rotura completa do talofibular anterior e do calcanofibular (como, meu Deus!!). Estou muito apreensiva com minha recuperação, sei que vai ser muito demorada, mas fico feliz em ler seu depoimento e ver que correu tudo bem.

Gabriel C. disse...

Olá, Gabriela. Sinto muito pela lesão. Mas tenha certeza de que é possível se recuperar plenamente e retomar as atividades físicas! Procure um bom fisioterapeuta, faça um bom fortalecimento e em pouco tempo estará de volta!

Geyse disse...

Gabriela.... tive a lesão igual a sua.... seu médico recomendou somente a fisioterapia ou a cirurgia também?

Unknown disse...

Olá, Boa noite, estou com uma lesão crônica, grave e com fratura, grau III, poderiam me dizer quanto tempo mais ou menos de recuperação e se acham que vai precisar de cirurgia...

Gabriel C. disse...

Olá, Marcos, tudo bem?
Bom, não somos médicos/fisioterapeutas nem nada parecido. O que falamos é com base na nossa experiência individual, isto é, o que sentimos na pele (rs). No nosso caso (eu tive uma lesão de grau II e a Cris uma de grau III) nem mesmo cogitaram cirurgia... só fisioterapia mesmo. O tempo de recuperação me parece que cada pessoa recupera numa velocidade diferente (e depende também do tempo em que ficou imobilizado e etc). Melhoras aí!

Unknown disse...

Eu estou passando por isso. É.muito sofrimento... Fiz cirurgia, um.mes amanhã, mas eh uma eternidade.e sentindo péssima
Que bom que encontrei b
Vcs, obg!

Gabriel C. disse...

Oi, Edivânia. Exercitar a paciência nessa fase de recuperação é realmente duro. Mas o pior já passou! Agora é fazer a reabilitação direitinho que vai dar tudo certo. Melhoras!

Unknown disse...

Estou passando por uma situação complicada com meu tornozelo tbm e precisava ter um pouco de esperança. Kkkkk
Tive a mesma lesão que vc a três anos atrás e só agora, depois de repetidas torções e dores frequentes, fui ao ortopedista e foi detectado a ruptura do ligamento. Comecei a fisioterapia e o doutor me liberou pra academia com exercícios específicos para fortalecimento.
Meu medo era ter que fazer a cirurgia, e eu pensava que iria, esse era um dos motivos da demora de ir ao ortopedista.
Quando tive a lesão tratei apenas com anti-inflamatório e repouso. Depois de uns 3 meses voltei a correr, jogar futebol e vôlei, mas sempre com dor, repetidas torções e falta de firmeza no tornozelo.
A fisioterapeuta ficou impressinada de como consegui aguentar as dores por tanto tempo. Kkk Acho que já tinha até msm acostumado.
Mas é assim msm. Vamos em frente, melhorando aos poucos.

Vani disse...

Estou passando por uma situação parecida, mas não sou atleta. Escorreguei e caí, tive uma lesão nos ligamentos do tornozelo de grau III e dói muito. Fiquei duas semanas com tala, e agora só antiflamatorio e gelo...e muita fisio. Entrei no INSS e já vai fazer 1 mês. Espero q não demore muito.

Gabriel C. disse...

É isso aí! Agora é seguir as orientações passadas pelo fisioterapeuta, ter mais um pouco de paciência recuperar a confiança no tornozelo. Em breve estarão de volta à ativa! Melhoras!

João Moreira disse...

oi.
Também a experiência de fazer um entorse do tornozelo (rotura do ligamento taloperonial anterior, estiramento do ligamento do ligamento calcaneoperonial e contusão óssea no colo do astrágalo e maléolo interno). Não fiz cirurgia, apenas fisioterapia.
Agora estou de volta às corridas (processo que vou nas calmas!).
A minha pergunta é simples. Utilizaram algum tipo de tornozeleira elástica para dar mais apoio??
Abraço de Portugal

Gabriel C. disse...

Olá, João. Após a liberação do fisioterapeuta para retomar a atividade física, nenhum tipo de apoio foi utilizado. Abraço

Anônimo disse...

Boa tarde. Eu tive entorse grau três com ruptura de dois ligamentos e colisão óssea mas sem fratura. O médico me mandou usar a bota 24h. Mas disse que eu poderia andar apoiando o pé com ajuda de muleta. Acheio entranho pois vejo que muitas pessoas não encostam o pé no chão. Estou com medo de andar (mesmo com a bota) e prejudicar a cicatrização. O que vc acha?

Anônimo disse...

Quanto tempo demorou pra você voltar?

Gabriel C. disse...

Olá. Como dissemos em outros comentários, não somos da área da saúde, então não temos conhecimento para confrontar a recomendação médica rs...Ficar 24h com a bota é bem chato mesmo, mas preserva a área do tornozelo enquanto ela se recupera. Mais pra frente provavelmente poderá tirar pra dormir ou até trocar por uma tala (aircast), que é bem menos incômoda. Quanto a apoiar o pé no chão, bom, a bota impede que o tornozelo se movimente, então acho que não tem problema. Melhoras!

Gabriel C. disse...

Boa tarde, Alessandro. Só vi o comentário agora. Chegou a fazer exames para avaliar o grau da lesão? Cada pessoa e cada lesão tem seu tempo de recuperação. Um médico e um fisioterapeuta podem te falar melhor o tempo de afastamento necessário. Melhoras.

João Rubens disse...

Boa tarde. Como muitos aqui vim buscar palavras de conforto rs. Sofri uma entorse grau III há 10 dias jogando futebol e estou sofrendo muito pela dor e pelo afastamento das atividades. Mas acho que a maior tortura é usar a bota! Me dói demais ficar com ela apoiada no calcanhar, principalmente, a noite. Você também teve isso? As dores pra andar com a bota duraram muito tempo? Estou muito ansioso com a recuperação! :(

Unknown disse...

Boa tarde!
Faz hoje uma semana que torci o pé completamente a jogar futebol e ouvi 3 estalos!
Fui ao hospital e fizeram apenas um raio-X que confirmou uma pequena fratura no quinto metatarso do pé direito e marcaram consulta para dia 27 de setembro. As dois dias depois o tornozelo inchou ainda mais e apareceu sangue pisado por baixo do tornozelo, ou seja, rotura de ligamentos...
Eu já torci o pé mais vezes, mas esta foi grave demais, não consigo mexer o pé, sinto que foi rotura total pois o pé parece que tá separado da perna!
Tou a usar uma bota dessas que substitui o gesso.
A minha pergunta é: conseguirei no início do mês de Outubro caminhar pelo meu próprio pé e conduzir?
Porque me dói mais a rotura do que a fratura, essa nem a sinto porque foi pequena. Neste momento e passado apenas uma semana, quando baixo a perna, tenho dores que me fazem vir as lágrimas aos olhos! Será normal ainda neste momento?
Agradecia que me pudessem elucidar pela vossa experiência.
Um abraço de Portugal!

Gabriel C. disse...

Olá, João. A bota está muito apertada? Ela é incômoda mesmo e incomoda ainda mais se você tiver que andar com ela por muito tempo. Você mantém o pé elevado sempre que possível? Dá uma aliviada. Resumindo, a bota enche o saco mesmo! rs
Mas logo logo você deve ser liberado para trocar a bota por uma tala do tipo aircast, que é bem mais confortável. Boa recuperação!

Gabriel C. disse...

Oi, Sandro. Não somos médicos, nem profissionais da área da saúde. Então tudo o que a gente falar é só com base no que aconteceu com a gente mesmo e serve apenas para exemplificar. O tempo de recuperação vai variar de acordo com o grau da lesão e pode variar mesmo de pessoa para pessoa. Se você já está usando a bota para imobilizar a área afetada mesmo sem saber o grau da lesão, ótimo! Já está protegendo a região e acelerando a recuperação. Mas acredito que o ideal seria fazer exames complementares (ressonância magnética, por exemplo) e ouvir a opinião de um médico ou fisioterapeuta. No caso da minha mulher, que teve rotura total, em um mês ainda não era possível dirigir (conduzir) e caminhar sem apoio. No meu caso, que foi rotura parcial de dois ligamentos, em 1 mês eu já estava dirigindo e andando sem apoio. Boa sorte!

Unknown disse...

E em quanto tempo sua esposa começou a dirigir e caminhar?

Gabriel C. disse...

Liberdade total de movimentos para caminhar sem tala e dirigir, foram 3 meses.

Unknown disse...

Ok, obrigado!

Unknown disse...

Mas com essa tala, já conseguia andar antes dos 3 meses, ou não?

Gabriel C. disse...

Sim, com a tala foi possível caminhar normalmente (embora com um pouco de insegurança no começo) depois de aproximadamente um mês e meio da lesão.

Unknown disse...

Duas semanas se passaram, o pé está mais desinchado mas continuo sem conseguir colocar o pé no chão!
Para os que tivera as entorses mais graves, foi igual também?

Unknown disse...

Já se passaram 5 semanas,ainda tenho ordens médicas para continuar com a bota por mais semana e meia, contudo, caminho com a bota, só com o apoio das muletas, semana elas consigo dar 2 ou 3 passos, mas a coxear muito e quando tiro a bota tenho o tornozelo muito inchado!
Sem bota, consigo apenas ficar de pé dividindo o peso do corpo pelas duas pernas,mas não consigo dar nem 1 passo!
Vou começar esta semana a fisioterapia, e espero bem ao fim de uma semana conseguir conduzir e andar porque já começo a ficar desesperado porque sempre ouvi dizer que mesmo nos piores casos,ao fim de 6 semanas, a pessoa já conaegue caminhar e conduzir.
Vocês que já passaram por isto digam-me em que ponto tá a minha recuperação, se é normal é tá perto de voltar a andar ou não!
O 5° metatarso já tá consolidado!

Unknown disse...

Oi, tbm estou com esses ligamentos rompidos, você operou? Quanto tempo demorou para se recuperar?

Yasmin disse...

Oi, também estou passando por isso, entorse de 3 grau, mas n conseguir fazer a ressonância, já fui em 3 hospitais, vou tentar de novo em outro hospital ainda essa semana,e ver se consigo o auxílio acidente no inss,cair da escada rolante no metrô,pois um mendigo tentou me assaltar, por incrível que parece eu tava procurando emprego, com uma pasta cheia de currículo kkkk, ainda perdi um emprego e uma entrevista.. que sorte no início de ano.

Unknown disse...

Obg por seu depoimento estou no meu 2 mês de entorse grau 3 e ainda não tenho equilíbrio total para andar