Translate

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Relato: Com os pés nas nuvens - Corridas de Montanha Santo Antônio do Pinhal

Domingo, 02/06. 

Santo Antônio do Pinhal (SAP).

Lembra que eu disse que ia descansar um pouco para me recuperar da lesão? Pois é... e não é que eu estava inscrito para mais uma prova?!

A cidade respirava esporte e aventura nesse feriado prolongado de Corpus Christi. Durante aquele feriado, nada menos que 3 competições tomaram as ruas e trilhas da cidade e região: Chauás 300km, Haka MTB e a VI Etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha.

A etapa de Santo Antônio do Pinhal da Copa Paulista de Corridas de Montanha é amplamente conhecida por suas dificuldades - sobretudo em razão de seu perfil altimétrico, no maior estilo uphill,com largada no centro da cidade (em torno de 1050m de altitude) e chegada no cume do Pico Agudo (por volta de 1650m de altitude, ponto de prática de asa delta) - e também famosa graças à beleza do local.

Fomos na quinta feira (30/05) para SAP para passear e aproveitar o feriado. Cidade bem pequena e agradável. O passatempo favorito ali era comer como se não houvesse amanhã! rs

No sábado de manhã fomos de carro até o alto do Pico Agudo e levamos um susto! O negócio é alto mesmo!! Depois disso fomos retirar os kits e ficamos na praça ouvindo música ao vivo e pensando na vida por um bom tempo. 



Meu objetivo para o dia seguinte era pegar leve, afinal estava machucado e bla bla bla...zzzzzzzzzzzzzzzz.... Só que na hora de retirar os kits descobri que essa etapa não teve muitos inscritos. Disseram-me também que a prova só teria uma descida, e eu achei ótimo, já que eu me ferro sempre nas ladeiras. Claro que isso significava que eu TINHA que correr forte e tentar um troféuzinho, né? Até porque ano que vem mudo de faixa etária e o bicho vai pegar! rs

O dia amanheceu frio e com nuvens esparsas, proporcionando um belo visual e um ótimo clima a todos os corredores. 

A largada para a modalidade curta ocorreu aproximadamente 6 minutos antes da largada para a modalidade longa. Na modalidade longa, os corredores tiveram de percorrer aproximadamente 2,5 km no centro da cidade antes de, finalmente, iniciarem a longa subida rumo ao Pico Agudo.

O percurso, bastante exigente, alternava entre estrada asfaltada, paralelepípedos, estrada de terra e, por fim, trilhas em meio a pastagens e mata nativa (para nós, iniciantes no mundo das corridas em montanha, o jeito era alternar corrida-caminhada-trote-caminhada-trote-corrida e, no final, caminhada-caminhada-caminhada rs).

Larguei forte, tentando acompanhar a elite feminina... pfff... em menos de 1,5km elas já tinham me deixado comendo poeira! rs
Segui forte até o 2ºkm e então comecei a sentir dores... por sorte, a longa subida começou ali. Subimos por 3km, eu sempre no passo do elefantinho (trotando, devagar e sempre), seguiu-se uma descida relativamente curta e veloz - revigorante para a maioria, torturante para mim.
Depois disso, o terreno alternava entre subida de inclinação leve, mas constante, e descidas curtas e rápidas (rápidas para os outros...), até o km 9. Dali em diante, o bicho pegou mesmo, para a minha alegria. Veio uma subida tensa, onde tivemos de ganhar 500m de elevação em 3km. 






Nos dois últimos quilômetros a subida exigiu bastante dos atletas, e em muitos trechos era necessário apelar para a "escalaminhada" para superar os obstáculos. Foi aí que consegui ultrapassar o pessoal que eu vinha caçando desde o começo, mas sempre perdia de vista nas descidas.

Nos duzentos metros finais já era possível ouvir os gritos de incentivo dos atletas que já haviam finalizado o percurso, embora fosse impossível vê-los, graças à mata fechada.

Superada esta última e desafiadora subida, era hora trotar (ou tentar ensinar as pernas a correr novamente) por mais alguns poucos metros e cruzar o pórtico de chegada, com dor nas pernas, respiração ofegante, muito cansaço, um sorriso no rosto e a sensação de dever cumprido! 


A vista de 360º do alto do Pico Agudo também foi uma ótima recompensa, e olhando para baixo era possível ver as nuvens (sim, olhando para baixo!) e algumas cidades da região!



Terminei meus 12,6km com bastante dor no joelho direito, em 1:36:24 e a Cris o fez em 2:11:46. Tiramos algumas fotos, pegamos carona na van da organização e descemos de volta à civilização para a cerimônia de premiação, no centro da cidade.

Imprimiram uma parcial dos resultados e tchã-tchã-tchã-tchan!!! Terceiro lugar na faixa etária pro manquitola aqui!! Eu sabia que meu Fuji Attack dava sorte! rs
E não acabou por aí! Passados alguns minutos, sem que tivessem afixado no mural o resultado feminino, anunciaram o nome da Cris na 2ª posição na faixa etária! Dobradinha da nossa equipe de corrida de duas pessoas! rsrs





Feliz, feliz! E com dor pra burro. Ok, agora eu paro para descansar mesmo! A próxima prova para a qual estou inscrito é só em fins de julho.

Nenhum comentário: