Translate

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Relato: Bertioga-Maresias 2: O Retorno

Sabadão, sol de rachar desde cedo, partimos em direção à Bertioga para mais uma etapa do Revezamento Bertioga-Maresias (75km). Seria a nossa segunda participação no evento.

Em maio fizemos uma equipe mista (6 meninos e 2 meninas) e para outubro tivemos quórum para dois octetos: um masculino e um feminino. 
Ambas as equipes com gente nova nas corridas e ambas com corredores reclamando de dores desde antes da prova rs. 
Nosso objetivo: Curtir o rolê enquanto tentávamos concluir a prova abaixo de 9h - tempo limite para podermos receber as medalhas de participação! hahaha

O legal dessa prova é que ela é quase uma corrida de aventura ou caça ao tesouro: você tem que correr, navegar pela planilha, chegar aos PC's no tempo determinado, cumprir tarefas (deixa fulano, pega ciclano, avança até dois PC's à frente, tenta achar um banheiro, tenta achar algo para comer/beber, etc.,). Desse jeito, o dia passa bem rápido!


Bom, se com uma só equipe de corredores a logística já é um pandemônio, imagine como é para duas equipes!! A todo instante a gente tinha a sensação de que ia esquecer alguém para trás! rsrs

Outra preocupação era que os mesmos carros de apoio levariam os homens e as mulheres, e achávamos que ao longo do percurso os homens abririam uma vantagem muito grande sobre as mulheres, dificultando ainda mais a logística.

Percurso e Altimetria da Bertioga-Maresias (esse é o percurso anterior a 2012, antes de criarem o trecho de 14,2km)

No final, tudo deu certo e ninguém se perdeu: no primeiro trecho (10,8km) a diferença dos Canas que Voam para as Canas que Arrasam foi de aproximadamente 5 minutos; no segundo trecho (5,6km) as que Arrasam recuperaram os 5 min e acrescentaram mais 1:30 de vantagem; no terceiro trecho (6,8km) elas continuavam à nossa frente; no quarto trecho (6,2km), sob minha responsabilidade, elas largaram aproximadamente 05:35 antes de os meninos trocarem o chip. Assim que o Victor chegou, peguei o chip da mão dele e disparei. Como o trecho era muito monótono - 6 imutáveis quilômetros de praia - eu precisava achar achar alguma "missão" pra ocupar a cabeça, então estabeleci que minha missão era alcançar a Andressa! Quase quebrei! rs 

Fiz o primeiro km em ritmo de tiro (quando o celular me informou o pace do 1º km eu quase caí pra trás! Resolvi segurar um pouco a onda). Por volta do 2ºkm consegui alcançá-la e defini que o pontinho azul correndo lááááá na frente era meu próximo alvo, continuei em ritmo forte e fui diminuindo a distância... depois mirei num corredor acompanhado por um ciclista e fui buscá-lo, e assim os km foram se passando. O sol estava castigando bastante, o cenário não mudava nunca e meu primeiro km muito forte começou a me cobrar seu preço... a cada km eu ficava de 10 a 15s mais lento. Por sorte a praia chegou ao fim e foi só correr mais uns 150/200m até o PC4 e passar a bola pro Guilherme fazer o trecho 5 (14,2km). Finalizei o trecho 4 (6,2km) em aproximadamente 27min50!


Se eu reclamei do calor, imagina o Guilherme e a Carol, que tiveram de fazer os 14,2km sob o sol do meio dia! Bom, dali para a frente os homens conseguiram manter uns 20 minutos de vantagem sobre as mulheres - nada que atrapalhasse a logística dos carros de apoio. 

No PC 5 tivemos uma surpresa ruim... quebraram o vidro de um dos carros de apoio e levaram as malas de 3 membros do grupo... F#d*
Isso, obviamente, desanimou a todos, mas todo mundo ali foi guerreiro, engoliu a decepção e descontou a raiva nas areias das praias, pisando forte pra não ter que bater em alguém.

Recebemos a notícia enquanto aguardávamos no PC 7, e começamos a suspeitar de tudo e de todos... cada "malandro" que passava olhando para dentro dos carros era um marginal em potencial para nós... sensação muito ruim. 

A essa altura do campeonato, a Cris começou a passar mal, talvez o calor e a falta de alimentação adequada tenham feito a pressão dela cair. Ficamos com receio de ela encarar sozinha a serra de Maresias (trecho 8 - 10,9km) naquelas condições, então resolvi que iria acompanhá-la naquela aventura!

Apesar de eu ter passado a semana anterior à prova sem treinar, por causa de dores nas pernas, eu estava me sentindo muito bem naquele instante. Nem parecia que eu tinha acabado de bater meus recordes para 1km e 5km (além do mais, sejamos francos, todo mundo fala MUITO desse trecho, e eu estava bem curioso pra ver se o bicho era tão feio quanto o pintavam)!

Combinei então com a Cris que eu ficaria o percurso inteiro atrás dela, para ela não se sentir pressionada e, quando a hora chegou, assim fizemos.

O trajeto já começa num leve aclive, seguido de uma descida curta e rápida até a praia de Boiçucanga. A seguir temos aproximadamente 1,5km no plano antes da famosa Serra! Por sorte, o sol deu uma trégua.

Engatamos a primeira marcha e começamos a longa subida (aproximadamente 3km subindo sem parar). Mantive minha promessa e permaneci atrás da Cris o tempo todo e mesmo quando ela passava a caminhar eu permanecia trotando-quase-sem-sair-do-lugar atrás dela (em determinados momentos a caminhada seria mais eficiente que o trote, mas quis trotar o caminho inteiro só para ver se eu era capaz de "zerar" a Serra).

Altimetria da Serra de Maresias
Durante a subida muitos carros passavam buzinando e gritando frases de incentivo (Força! Vamos lá! Parabéns!). Parece bobeira, mas aquilo dá uma injeção de ânimo muito legal! Imagino como os Survivors (Solo nos 75km) deveriam se sentir com a calorosa recepção que tinham em cada um dos PC's. [Um dia, quem sabe...]

Da metade da subida até o início da descida fomos "apostando corrida" com dois dos nossos carros de apoio, mas o trânsito estava tão intenso que acabamos os deixando para trás e só fomos encontrar o pessoal de novo uns 15 minutos após cruzarmos a linha de chegada!

Estávamos subindo a serra tão rápido que os fotógrafos nem conseguiam focalizar! Ou foi isso, ou foi a emoção em nos ver que deixou as fotos tremidas rsrs
A subida foi cansativa, claro, mas a descida foi DOLORIDA! 
Mais ou menos 3km de descida sem fim, castigando os quadríceps, os joelhos, os pés... sem contar o medo de cair... enfim, sem dúvidas preferi a subida! Além disso, na descida a Cris liga o motorzinho e vai embora, e eu tenho que fazer força para acompanhar! 

Ao final da ladeira entramos numa viela e desembocamos na praia, onde corremos na linha d'água para evitar a areia fofa. Com 1h12:43, cruzamos a linha de chegada. Estava concluída a 2ª Etapa do Revezamento Bertioga-Maresias 2013 para os Canas que Voam e para as Canas que Arrasam! Hora de matar quem queria nos matar (a fome!) e celebrar os feitos das equipes!

Valeu, equipe!


Aproveito a oportunidade para agradecer aos nossos 'patrocinadores' pelo apoio nessa gincana meninos vs. meninas!



Um comentário:

Magaly disse...

\o/ Parabéns...sempre fico muito feliz pelas conquistas e alegria e determinação que sinto a cada prova.
I´m proud of you ;)