Translate

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Precisamos falar do seu cocô...

Pois é, amiguinhos... precisamos falar do seu cocô.

Com o inverno dando as caras, a temporada de montanha começando a aquecer e as atividades ao ar livre em franco aumento de popularidade, é inevitável nos depararmos cada vez mais com pessoas sem muita educação e consciência ecológica - ou, pior ainda, nos depararmos com os seus rastros.

Não sou tããããooo antigo assim nas montanhas, mas também não sou novato... e devo dizer que de uns anos para cá a situação está ficando cada vez mais fétida feia.

Acabei de voltar de uma travessia da Serra Fina e é impressionante a quantidade de lixo (e de papel higiênico) espalhado pela trilha.

Sem falar no Pico dos Defecados, digo, do Pico dos Três Estados, onde parece haver uma competição para descobrir qual dos três Estados recebe mais cocozinho trilheiro.

Considerando que a Serra Fina não é lá uma trilha tão fácil, presume-se que quem a frequenta não é iniciante. Não dá pra entender alguém que, não sendo totalmente novato nesse meio, vá até lá para apreciar a natureza e, deliberadamente, deixe seu lixo espalhado pela montanha.

Com relação aos dejetos humanos e a necessidade de carregar um shit tube em expedições e travessias em Alta Montanha, recomendo a leitura desse texto, bastante didático.

Mas vamos supor que você foi convidado para uma trilha de última hora e não vai ter tempo de comprar o PVC, a cola para PVC, o anel de vedação e etc. e nem mesmo terá tempo para construir o seu shit tube. O que você faz?
Serei bem sincero com vocês... até recentemente eu simplesmente pensava em ir ao banheiro logo cedo, antes de iniciar a pernada e sabia que meu sistema digestivo iria aguentar a bronca até o final da aventura.
Contudo, nesse último final de semana o treino planejado iria levar em torno de 19-20 horas e não havia garantia de que eu conseguiria ir ao banheiro antes de iniciar a trilha (já que começaríamos cedo demais para meu intestino acordar).

E aí surgiu a ideia - inspirada na experiência de um amigo - desse shit tube não convencional ("de guerrilha"), que pode ser montado de última hora, ocupa pouco espaço, é leve e, resumindo, não tem porque você não carregar um na sua próxima aventura longa.

Vamos ao vídeo:


O vídeo foi gravado no improviso, sem roteiro, sem ensaio, com frio e vento de fazer o camera-man tremer...rs
Em suma, o vídeo é bem amador, mas é sincero. De amante da natureza para amante da natureza. Espero que seja útil.

A gente se tromba nas trilhas! Preferencialmente após vocês terem desinfetado as mãos com álcool gel! 😂

P.S.: Acabei não precisando usar o meu shit tube. O sistema digestivo aqui aguentou bem o tranco! rsrs
Se alguém aí já usou esse tipo de apetrecho, deixe sua experiência ou sugestão nos comentários! Vamos fortalecer esse debate e aumentar a conscientização em geral!

Nenhum comentário: