Translate

terça-feira, 29 de maio de 2018

Relato: Pedra Grande Training Day

Ué, como assim relato de um treino?

Pois é, relato de treino! Acostume-se! rs

Como já venho falando há algum tempo, tem treino que é melhor que muita prova por aí.

Posso falar com segurança que os treinos organizados pelos meus amigos Mutukas e Mantiqueira não deixam a desejar a nenhuma prova. Falo isso com tranquilidade.

Mas a exclusividade não é do pessoal do eixo Campos do Jordão/São Bento do Sapucaí, não!
Bem mais perto daqui de São Paulo, também tem gente trabalhando sério para trazer aos atletas muito mais do que um treino técnico em um percurso bonito.

Estou falando do pessoal do Pedra Grande Trail Runners, de Atibaia.

Os amigos Arthur e Mika, que encabeçam os PGTR, prezam muito pela experiência que cada corredor terá no evento além da experiência da corrida em si. Não se trata, simplesmente, de reunir os amigos e sair para treinar.

A preocupação começa bem antes: em oferecer uma estrutura adequada; em trazer gente nova para a modalidade; em educar "macacos véios" e iniciantes nas questões ambientais; em oferecer um kit bacana; em zelar pela montanha e pelos corredores; em disponibilizar staff fixo em pontos chave do percurso e staff "dinâmico" acompanhando pelotões em ritmos diferentes ao longo do percurso; em receber feedback e planejar para que o crescimento da modalidade seja sustentável; e por aí vai!

Tive a honra e o prazer de ser chamado para atuar como staff nesse último treino e deixarei aqui meu depoimento:

Uma semana antes do evento, o Arthur reuniu o máximo de membros do staff possível para um treino de reconhecimento do percurso. Começamos o treino com tempo bom e uns 4km depois o tempo fechou. Começou a cair uma bela de uma chuva, com rajadas de vento assustadoras (a estação meteorológica local chegou a registrar picos de 99km/h!). Por sorte, o grupo era de "macacos véios" e, com bastante responsabilidade, usamos aquelas condições adversas para apimentar nosso treino! rs

Deu pra sentir que o percurso era bastante técnico, com terrenos dos mais variados. Mas, infelizmente, ficamos quase o tempo todo dentro das nuvens, logo, não deu pra ter uma ideia das paisagens do local. Ao mesmo tempo, isso só criou ainda mais expectativa para o dia do evento, já que, apesar de sabermos nos guiar pelo percurso, as paisagens seriam surpresa tanto para os atletas quanto para nós.

Ao longo da semana o tempo foi melhorando e a expectativa foi só aumentando. E então aconteceu a paralisação dos caminhoneiros para jogar uma pitada de pânico em todos... rs

No grupo do Whatsapp criado para divulgar os detalhes do evento, criar esquemas de caronas e etc. o clima de incerteza começou a pairar. Ao mesmo tempo, sabendo de todos os detalhes envolvidos na organização de um evento dessa magnitude (mais de 100 pessoas), manter a data do evento era a única solução possível.
Veja que não era apenas um "treinão da galera". Foram firmadas diversas parcerias, termos de compromisso, contratos, licenças e autorizações (comerciais, ambientais e afins), de modo que seria realmente inviável suspender a realização do evento.

Sábado pela manhã nos reunimos no Campo de Pouso em Atibaia e ficamos aliviados ao ver que a imensa maioria dos inscritos estava presente. O dia estava muito bonito e o treino prometia ser incrível.
Membros do Staff, prontos para ajudar!
Briefing
A distribuição dos kits ocorreu sem problemas, o Arthur fez uma reunião com os membros do staff para reiterar o papel de cada um, depois reuniu todos os atletas e iniciou o briefing, reforçando os pontos que já haviam sido abordados no informativo técnico enviado ao longo da semana.

Finalizada a palestra, grupo reunido para uma foto coletiva e lá fomos nós, 100 corredores colorindo a Serra do Itapetinga! Que energia!

Ao invés de descrever o percurso para vocês, trecho a trecho, deixarei esse vídeo e espero que ele consiga traduzir, não só a beleza do local, como também toda a energia positiva que emanou de cada um nesse treino:

Sou suspeito para falar, pois, além de gostar muito dos organizadores do evento, tenho uma ligação bastante especial com Atibaia.

Foi lá que a Cris e eu ficamos noivos. Foi lá também que decidimos fazer nosso primeiro treino acima de 42km na vida - e foi um dos treinos longos mais gostosos que já fizemos.
Enfim, não sei dizer se é a Pedra Grande que irradia essa vibração positiva ou se são as memórias boas que criamos e continuamos a criar lá, mas não há como negar que aquela é uma região especial.

Somando isso com todo o cuidado, carinho e dedicação que os organizadores colocaram na realização desse evento, o resultado somente poderia ser esse: o sucesso absoluto.

Logicamente, atuando como staff, o evento não foi exatamente um treino para mim.

Minha preocupação foi direcionada às pessoas sob minha responsabilidade. Isto é, ao invés de me preocupar em zerar tal subida ou "socar o alho" na descida x, minha preocupação tinha de ser na conferência de que os ponteiros do grupo estavam no caminho certo e se os menos rápidos do grupo estavam se sentindo bem, se estavam gostando da experiência, se eu poderia ajudar com alguma outra coisa. Com certeza foi mais cansativo do que fazer o treino no meu próprio ritmo, mas tenho que confessar que a sensação de auxiliar cada um a atingir o seu objetivo foi bastante gratificante! Inclusive, recomendo essa experiência a quem tiver a oportunidade.

Minha única tristeza neste evento foi não ter conseguido interagir com mais pessoas. Meu grupo foi um dos últimos a deixar o percurso e bastante gente já tinha ido embora quando eu cheguei, logo, não tive a chance de conversar e conhecer diversas pessoas. Mas fica para a próxima!

Enfim, do meu ponto de vista (e de todos com quem conversei), o evento foi um enorme sucesso e a Pedra Grande Trail Runners mostrou que veio para somar - e muito - no cenário trail nacional.
Aliás, já anotem aí no calendário de vocês: em setembro vai ter mais um evento e nós estaremos lá, com toda certeza!

O álbum de fotos do evento pode ser visto AQUI

A gente se tromba nas trilhas! ;-)