Translate

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Trail Run Medita Experience

Perdi a conta de quantas vezes comecei a escrever aqui um pequeno relato do que foi nossa participação na Trail Run Medida Experience IV, organizada pela Pedra Grande Trail Runners, só pra apagar tudo que eu havia escrito alguns segundos depois.



A razão disso é que nem eu consegui assimilar direito tudo o que foi vivido nesse final de semana de imersão-desconexão-reconexão, então imagine como é para traduzir isso em palavras coerentes.

Talvez sequer seja possível colocar "no papel" tudo o que foi vivenciado e experimentado. Mesmo assim eu gostaria de tentar compartilhar com vocês e, quem sabe, tocar alguém que esteja justamente precisando de uma experiência como essa em sua vida.

Em linhas simples, a proposta do evento é permitir que os participantes se desconectem do "ruído" e das cobranças - internas e externas - cotidianas para se redescobrirem e se reconectarem com sua própria essência.

Para atingir esse objetivo ao mesmo tempo simples e ousado, o evento mescla palestras, sessões de meditação, yoga, trilha (que pode ser percorrida correndo ou caminhando, a depender do condicionamento do participante), entre outras atividades.

Para ser sincero, de início eu estava mais interessado na parte do trail do que nas outras partes da programação. Sou um pouco cético com certas coisas e um pouco desconfiado com pessoas que abusam do uso da expressão "gratidão", e quando a Cris propôs que participássemos do Trail Run Medita Experience eu nem imaginava qual seria a real extensão da experiência. Só pensava em correr e passar o final de semana com amigos.





Team Chalésão Trail no treino secreto de domingo
Então essa é a hora de me desapegar do orgulho, morder a língua e admitir que esse evento foi um verdadeiro tapa na cara (com carinho, é claro!) e me despiu de várias resistências, permitindo que eu realmente vivenciasse tudo o que foi proposto e, ao final, saísse de lá com um verdadeiro sentimento de gratidão. Toma essa! rs


Já no almoço do primeiro dia, após ter meditado, praticado yoga e corrido 9km de trilhas técnicas lindas, eu me dei conta de que o objetivo principal ali estava longe de ser a prática esportiva. Na verdade, a prática esportiva foi apenas mais uma das ferramentas utilizadas com a finalidade de promover o desapego do ego e despertar em cada pessoa o sentimento de reconexão.





Reconexão com o silêncio, reconexão com o prazer de estar com seus próprios pensamentos, reconexão com o prazer de atingir seu objetivo após ter saído de sua zona de conforto, reconexão com o prazer de ajudar o próximo (que talvez não estivesse tão habituado à atividade que estava sendo praticada e, portanto, estava bem mais afastado de sua zona de conforto do que nós, que corremos pelas trilhas com frequência, por exemplo), reconexão com o bem-estar e com a vontade de evoluir.

E tudo isso vale também para as outras atividades, pois, se eu tive facilidade com a trilha, o mesmo não pode ser dito da Yoga.





É preciso desapegar do ego e do receio de ser julgado e de não se sentir bom o suficiente (em qualquer atividade) para poder, efetivamente, compreender que feito é melhor que perfeito. Entender que estar presente e com intenção é o suficiente e que você somente colherá os benefícios se você se arriscar a plantar.



Estar bem consigo mesmo é radiante. Ser sorteado também ajuda! rs



Inexplicável
Foram dois dias de uma paz de espírito indescritível e de uma vontade de melhorar como pessoa em todos os aspectos - e a crença de que isso é possível.
Sim, teve trail run, teve meditação, teve yoga, teve massagem, teve comida de qualidade, teve roda de fogo, teve palestra inspiradora mas, acima de tudo, teve uma experiência linda e transformadora com poderes para impactar positivamente a minha vida de uma forma duradoura (basta que eu regue adequadamente as sementinhas que foram plantadas ao longo do evento).

Farei o possível para que esse sentimento de bem-estar, de autoconfiança e de paz que brotou em mim perdure por muito tempo (claro que se tivesse um evento desse por final de semana seria bem mais fácil manter a chama acesa, né? 😂)

Enfim, a intenção era escrever um texto simples que mostrasse o que foi o Trail Run Medita Experience para mim, sem clichês e sem parecer piegas. Falhei miseravelmente e quase apaguei esse texto inteiro também, já que que ele não conseguiu expressar nem um centésimo do que foi essa experiência.
De qualquer forma, estou me desapegando do ego e do receio de ser julgado por ter escrito um texto mediano, então o texto ficará aqui e, se tudo der certo, ele vai impactar pelo menos uma pessoa que esteja se sentindo perdida e necessitando se reencontrar com sua essência.

Obrigado aos amigos Arthur e Mika por visualizarem a necessidade de um evento como esse e pela coragem de colocar tal evento em prática. Obrigado aos apoiadores do evento por permitirem que a visão dos organizadores pudesse ser realizada. Obrigado aos demais participantes por compartilharem desse momento comigo e engrandecerem minha experiência. Obrigado à Cris por me convencer a ir apesar de eu ter falado antes que "não estava com clima para nada muito zen" - mal sabia eu que "algo zen" era justamente o que eu estava precisando.
Gratidão (olha ela aí! rs)!

Nos vemos nas trilhas ;-)

Ahow


8 comentários:

Bahiana disse...

Gabis, como escreve bem!!!! A humildade de deixar o ego de lado e encarar essa aventura está ai, na sua gratidao... Parabens!

Gabriel C. disse...

Obrigado, Ingrid! #TeamChalésão na veia! Rumo ao crescimento pessoal =)

Heliana Peteira disse...

Que maravilha
Gratificante ler o relato
Bom demais saber-te feliz
Amei

Gabriel C. disse...

Muito obrigado, tia. =)

Zé Willian Falcoche disse...

Boaaa Gabi's 🙏🤓 prazer imenso conhecer vc's.

Gabriel C. disse...

Valeu, Zé! A recíproca é verdadeira!

Studio Peterson disse...

"U6" são top demais! Que prazer imenso levar vcs no "peito"😉

Gabriel C. disse...

Inclusive, devo confessar que tive uns insights durante o evento que me fizeram sair da inércia e procurar tirar do papel um projeto que temos com você, Peterson! Em breve nos falamos!