Translate

sexta-feira, 23 de março de 2018

Divagando sobre o longo nosso de cada final de semana

Pedimos a licença de vocês para abrir uma exceção ao padrão desse blog e postar aqui uma divagação sobre nosso último treino longo (até porque, se formos esperar apenas para postar relatos de prova, o blog vai ficar muito tempo às moscas! hahaha).

O treino longo do final de semana é o ápice do nosso ciclo de treinos, e é sempre aguardado com muita expectativa. Acredito que isso se aplique a todos - pois é, não somos tão diferentões assim! 


Não conheço ninguém assim, mas enfim...
Nesses treinos você tem a oportunidade de testar equipamentos e alimentação para provas futuras, conhecer locais novos (se você não quiser ficar dando voltas e voltas como um autorama, são horas e horas estudando mapas para tentar linkar trilhas e estradas diferentes e aumentar o percurso) e, principalmente, tem a oportunidade de se conhecer melhor.

Ainda que você esteja acompanhado no treino, após longas horas em atividade a maior parte das conversas serão dentro da sua cabeça. Você pode pensar em "nada" ou pensar em tudo, pode se dedicar a procurar vestígios de animais selvagens ou se dedicar a questões filosóficas (se uma árvore cai em uma floresta e não há nenhum animal ou humano por perto para ouvir, ela faz barulho?). 


Sapinho maluco avistado no treino

Consegue vê-lo?
E quando o assunto é treino longo, é inevitável encarar a questão: a partir de quando você pode chamar seu treino de longão?



Sempre existiu e sempre existirá aquela discussão pentelha saudável de que "8.37km não é longão; 12km não é longão; 20km não é longão..." mas tem também outra abordagem, que pra nós faz muito mais sentido: quer saber a partir de qual distância o treino pode ser considerado um "verdadeiro" longão? A partir do momento em que bate o arrependimento! 😂

Se for esse o caso, nosso último treino longo não pode ser considerado como longão.

Foi uma rodagem linda, tranquila, zen, prazerosa - mesmo quando o corpo já estava cansado - e cheia de gordices. Não tem como algo ser ruim se você está fazendo o que gosta, acompanhado de gente que você gosta e comendo várias gordices ao mesmo tempo. Sério. Não tem.

O objetivo era rodar uma distância bacana, com um acúmulo de altimetria relativamente bom e, preferencialmente, com uma parcela de trilhas honesta.

Não queríamos um percurso 100% trilha para não passarmos 24h em atividade, mas também não queríamos um percurso 100% estradão porque: 1) blergh; 2) senão o treino acabaria rápido demais e o que a gente queria era passar um tempo considerável em movimento.

Depois de muitas horas quebrando a cabeça no Strava e no Garmin Connect, traçamos mais ou menos uma rota de treino com as características que queríamos e iniciamos a demorada tarefa de separar o "kit" para o treino (o que levar, além do nosso kit de primeiros socorros de sempre, e onde colocar cada item).
Escolhemos várias guloseimas novas para esse treino, tanto para testar novas possibilidades para provas, quanto (e principalmente) para nos premiarmos quando atingíssemos pontos-chave do treino (escolhidos previamente, mas de maneira aleatória... tipo, esse pão de mel eu vou comer no km 17,5).

Madrugamos no sábado, chegamos ao ponto do início do treino no horário previsto e encontramos um casal de amigos (Arthur e Mika - Pedra Grande Trail Runners) que iria nos acompanhar pelos primeiros 9km de treino.

Esses 9 primeiros quilômetros foram sem pressa, batendo papo, tirando fotos, tomando picada de bichos suspeitos, apreciando a paisagem... os quilômetros iniciais passaram voando. Quando vimos, já era hora de dizer "até breve" aos amigos e seguir em frente, só nós dois.







Dali em diante foram mais um bocado de quilômetros e várias bocadas em quitutes (já provaram milho com mel e mostarda? Rapaz!!! O que é aquilo!!!), com pausas para contemplar a natureza e para banho de cachoeira e represa (e, já nos quilômetros finais, pausas para confrontar uma mamãe égua com seu potrinho, exatamente no centro do single track [!] e para confrontar um cachorro anão mardito que chegou bem perto de me morder).

Pausa no km 20

Km 22 (pense em 2km de subida punk)
Lunch with a view (km 31)

No final, foram 45km com pouco mais de 2.000m D+, uma imensa sensação de bem estar - física e, principalmente, mental - e um grande senso de realização.

O êxtase foi tão grande que até me motivou a escrever esse texto! 😂



Enquanto não surgem oportunidades de participar de provas, a gente vai se divertindo nos treinos. E bota diversão nisso!
Sim, já estamos contando as horas para o próximo!
Até o próximo longo!
A gente se tromba nas trilhas! ;-)


6 comentários:

Walmir disse...

Até que enfim um texto novo...já estava com saudades! Parabéns pelo treino!

Gabriel C. disse...

Hahaha Obrigado pela visita! Vamos ver se o próximo texto aparece com um intervalo menor de tempo _/\_

Magaly disse...

Também apreciei bastante esse novo relato.. fotos lindíssimas e o espinhosa era dos dinossauros adorei conhecer hehe. 👏👏👏vlw belo treino🎉🎉

Gabriel C. disse...

Olha o parente dos dinossauros aqui: http://www.ninha.bio.br/biologia/mimetismo_sapos.html
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=8&sid=2

Hehehe

Unknown disse...

No filminho faltou a trilha sonora de "Carruagens de Fogo" kkkkk
Belo texto👏👏👏

Unknown disse...

No filminho faltou a trilha sonora de " Carruagem de Fogo" kkkkk
Belo texto 👏👏👏